GeRAIS é utilizado desde 2008 no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais:

Os dados coletados dos 853 municípios mineiros são tabulados e analisados através do GeRAIS, um programa desenvolvido com a plataforma Argow. Uma das responsabilidades da Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais é manter atualizados os dados que subsidiam as políticas públicas de incentivo às bibliotecas públicas municipais do Estado, que somam hoje cerca de 860 unidades, utilizando como instrumento de coleta de dados um formulário com 149 questões abertas e fechadas.

O banco de dados é alimentado com os questionários, fotografias digitais e outras informações enviadas pelos municípios, permitindo realizar consultas imediatas, elaborar estatísticas e tabelas, e fornecer informações pontuais ao Governo do Estado, à Secretaria de Estado de Cultura e ao Ministério da Cultura, como as apresentadas no livro “Construindo uma Minas Leitora: o retrato das bibliotecas públicas de Minas Gerais” elaborado em 2008.

O GeRAIS também administra os eventos (cursos e oficinas de capacitação e encontros anuais), empréstimos de exposições literárias itinerantes, visitas técnicas, doações de livros e equipamentos, municípios contemplados com projetos e programas de apoios às bibliotecas públicas, registros de demandas atendidas e não atendidas e outras ações inerentes ao trabalho de reunir, preservar, organizar e divulgar as ações do estado em prol da cultura.

Fátima Falci
Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais / Superintendência de Bibliotecas Públicas, unidade da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Estatística em dois cliques: a quantidade total e por Região de bibliotecas com Área de ocupação com faixa entre 071−100 m (utilizando Agrupamento e Filtro da janela PAD):

Agrupamento e filtro

Informações, dados e imagens das Bibliotecas:

Biblioteca